Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Perguntas frequentes sobre o estudo da pegada ambiental das notas de euro

P1 Com base nos resultados do estudo da pegada ambiental dos produtos, qual é o impacto ambiental das notas de euro?

O estudo da pegada ambiental dos produtos conclui que o impacto ambiental dos pagamentos com notas efetuados por uma pessoa na área do euro durante 1 ano é muito baixo. Equivale a conduzir 8 quilómetros de automóvel, ou a 0,01% do impacto ambiental total de uma pessoa na Europa.

P2 É a primeira vez que o impacto ambiental das notas de euro é analisado?

Não. Em 2004, foi realizada uma análise do ciclo de vida para medir o impacto ambiental da primeira série de notas de euro. A análise do ciclo de vida constitui um quadro internacionalmente reconhecido para a avaliação do impacto ambiental de um produto, como, por exemplo, uma nota de banco. Incide sobre todas as fases do ciclo de vida de um produto, do princípio (a extração das matérias‑primas) ao fim (eliminação final). Os seus resultados foram utilizados para aplicar medidas de redução do impacto ambiental das notas de euro, como a substituição do algodão convencional por algodão sustentável no fabrico do papel de notas.

P3 Em que consiste a metodologia da pegada ambiental dos produtos?

A metodologia da pegada ambiental dos produtos está relacionada com o método da análise do ciclo de vida referido na resposta à pergunta anterior. Foi desenvolvida pela Comissão Europeia para avaliar a pegada ambiental de produtos e serviços semelhantes. Abrange 16 impactos ambientais, incluindo as alterações climáticas causadas pelas emissões de gases com efeito de estufa, a utilização dos solos e o consumo de água. É a primeira vez que esta metodologia é usada para analisar o impacto ambiental das notas de euro como instrumento de pagamento.

P4 Porque foi escolhida a metodologia da pegada ambiental dos produtos?

Os resultados da pegada ambiental dos produtos facilitam a comparação da pegada ambiental de diferentes tipos de produtos e serviços. Além disso, esta metodologia fornece orientações, requisitos e pormenores técnicos claros sobre como avaliar o impacto ambiental das notas de euro como instrumento de pagamento. Fornece também uma avaliação justa e imparcial da complexa rede de intervenientes no ciclo de vida das notas de euro, independentemente da dimensão, setor industrial ou localização geográfica dos mesmos.

P5 Os resultados da análise do ciclo de vida e da pegada ambiental dos produtos são comparáveis?

Como a análise do ciclo de vida de 2004 e o atual estudo da pegada ambiental dos produtos não aplicaram a mesma unidade funcional ou metodologia, não são possíveis comparações diretas.

P6 Que medidas serão tomadas em resultado do estudo da pegada ambiental dos produtos?

O objetivo do Eurosistema é reduzir a pegada ambiental das notas de euro. O estudo da pegada ambiental dos produtos servirá de referência para a definição de metas ambientais e a adoção de medidas de melhoria concretas, bem como para a revisão e complementação das iniciativas existentes. O estudo também será utilizado para avaliar de que forma as potenciais alterações das características das notas de euro afetarão a pegada ambiental do ciclo de vida do numerário.

P7 As notas de euro são mais ou menos respeitadoras do ambiente do que outros meios de pagamento?

Foi a primeira vez que o Eurosistema aplicou a metodologia da pegada ambiental dos produtos para analisar o impacto ambiental das notas de euro. Nesta fase, não sabemos como os pagamentos com notas de euro se comparam com outros meios de pagamento, mas estamos atualmente a investigar a possibilidade de realizar um estudo semelhante para outras formas de pagamento.

P8 O estudo da pegada ambiental das notas de euro será repetido no futuro?

Pretende‑se que estudos semelhantes sejam repetidos regularmente pelo Eurosistema.